quinta-feira, 17 de junho de 2010

De Professorinha a Ícone




Estava vendo meus textos, quando encontrei essa redação que fiz para o colégio quando estava no terceiro ano.Achei legal postar aqui, pois ela gerou muita confusão e angústia; confusão por parte das minhas professoras, a do colégio, a Mix, me incentivou muito, disse que estava linda e que podería ser assim, a outra do cursinho pré vestibular, colocou na folha assim: TEXTO NARRATIVO, VÁ AO PLANTÃO!!!!; angústia, então ,por parte minha, que pensei que tudo estava perdido e realmente nunca ia passar no vestibular se não cedesse áquele padrão de redação;fria, sem graça, mas que todo mundo fazia.Nunca gostei dessas redações dissertativas que estabelecem limites, regras e não dão espaço á criatividade a . A professora do cursinho nunca mais vi depois que fui ao plantão e escutei a frase: redação de vestibular não se pode colocar sentimento é aquilo e pronto, esses textinhos deixa para por em blogs). Pois estão resolvi colocar no blog. A Mix, querida, nunca vou esquecer. Além de ser uma ótima professora, ficou do meu lado e hoje eu vejo que ela estava certa. Essas coisas de vestibular são tão complexas, as pessoas vivem escravas das regras, tanto nas provas como na redação.




Bom sobre a Leila, ela não é anônima, mas é quase. Muitas pessoas não sabem nada sobre ela.Então, achei legal colocar aqui. Nessa época que estamos vivendo em que a mulher é tão dependente, devemos muito e ela.




“Sem discurso nem requerimento, Leila Diniz soltou as mulheres de vinte anos presas ao tronco de uma especial escravidão”

“Você pode muito bem amar uma pessoa e ir para cama com outra”, disse Leila Diniz em uma entrevista polêmica concedida ao jornal O Pasquim.Nascida em Niterói e formada em Magistério, Leila foi o maior protótipo da mulher liberam no Brasil.Ela foi defensora do amor livre e é sempre lembrada como uma mulher guerreira que rompeu tabus e costumes de sua época.
De fato, na década de sessenta o movimento feminista chegará ao Brasil.Nessa época, o regime militar estabelecia-se no país, e as pessoas possuíam uma mentalidade conservadora.Assim, em um período que o governo tinha o direito de reprimir e censurar tudo o que era contrário ao seu ideal, era quase impossível algum indivíduo transgredir as leis ou enfrentar o poder.No entanto,Leila Diniz- uma mulher associada á vida e á felicidade –lutou pela igualdade entre homens e mulheres.Leila sempre fora uma mulher de atitudes corajosas, logo, rompeu preconceitos e, após sua morte, milhares de pessoas que a seguiam tranformaram-na em um ícone do movimento feminista dos anos setenta.
Em contrapartida, não eram todos que a apoiavam.Devido ao seu comportamento ousado, foi criticada pelos homens e considerada vulgar e imoral pelas mulheres.Por ser uma mulher á frente de seu tempo,chocou o país inteiro ao exibir sua gravidez debiquíni.Além disso, deu entrevistas, nas quais suas declarações chocaram muito, portanto, foi criada uma lei de censura prévia a imprensa. Leila perdeu seu emprego na Rede Globo, que alegou ser por questão moral e foi perseguida pela polícia.
A verdade é que Leila lutou pelos direitos da mulher, e, consequentemente, assim como todos que quebram normas tanto para atingir uma mudança ou por mera delinqüência,sofreu fortes conseqüências. Contudo, os obstáculos não a impediram de seguir e manter firme suas convicções, afinal como se referia Drumond: “ Professorinha ensinando a crianças, a adultos, ao povo toda arte de ser sem esconder o ser”







10 comentários:

  1. Meu amor.. não é por ser sua amiga que estou escrevendo aqui... vejoum enorme e lindo.. claro.. além de brilhante futuro nestes textos que escreve com tanto carinho. E o melhor.. com simplicidade!
    Essa é a Julia, esse é o jornalismo que acreditamos, e assim que damos nossa palhinha do que queremos.
    Parabéns pelos textos, eles são lindos, de bom gosto, e certamente, estarei sempre aqui para ler!
    Adoooro vc, e vc sabe disso!
    beijão da tua pequena amiga..
    Bru

    ResponderExcluir
  2. julia, acabei de ti ver no facebook e vi o link... adorei o blog... acho importante essa tua visão de jornalismo, ainda mais hoje em dia! eu possuo um também, não com o mesmo intuito, mas de autoria própria também! comoeuachavaquedeveriaser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu digo e repito pra quem quiser ouvir: tu vai longe!
    sabe exatamente o que te faz feliz, o jornalismo sem dúvida vai te abrir muitas portas... e todo mundo vai ouvir muito o teu nome.

    ResponderExcluir
  4. Ai pessoal muito obrigada!! to adorando os comentários!! Deixem o sobrenome porfavor! valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia, Ju!
    E só tenho uma coisa pra te dizer: TU NASCESTES PRA ISSO!
    Vai com tudo e boa sorte!
    Estou contigo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Muuito bom Juu!! Adoorei o blog! Tu vai ser, talvez já seja, uma ótima jornalista!! hahaha muita sorte, acredito muito em ti! beijoos

    ResponderExcluir
  7. Minha linda! Quando leio coisas assim fico cada vez mais encantada, tu sabes que sempre teve muito talento para isso! Teus textos são lindos! Continue assim, torço muito por ti!

    ResponderExcluir
  8. uuito bom Juu!! Adoorei o blog! Tu vai ser, talvez já seja, uma ótima jornalista!! hahaha muita sorte, acredito muito em ti! beijoos

    ResponderExcluir
  9. Ju!! Fico emocionada de ler o que tu escreves e de perceber o quanto o jornalismo te completa. Cada vez mais tenho a certeza que tu fizeste a escolha certa. Continua nesse caminho!! Muito sucesso, torço sempre por ti! beijos

    ResponderExcluir
  10. Ju! tu ta escrevendo muito bem! e concordo plenamente com a tua introdução, redações onde não se poe sentimento não tem graça nenhuma e não incentiva as pessoas a lerem, já esse teu texto cativou! iasjijsa amei!
    beijos

    ResponderExcluir